Campanha “Feira em Movimento: Cidade para Quem?” organiza novas ações

30/03/2015

A campanha “Feira em Movimento: Cidade para Quem?” realizou neste sábado (28), uma plenária para definir uma agenda de mobilização, além de avaliar o Lançamento da Campanha e o ato público realizados dia 16. Foram encaminhados: a realização de panfletagens pelos bairros de Feira de Santana na terça-feira (31) e durante a Assembleia de estudantes da Uefs na quarta-feira (01).

O GT planeja também um bicicletaço pelas ruas da cidade com um abraçaço às árvores da Avenida Getúlio Vargas que estão sob ameaça de serem derrubadas, caso o projeto Bus Rapid Transit (BRT) seja executado. O dinheiro utilizado para promover ações da Campanha provém de campanhas de arrecadação, caixinhas e contribuições de entidades envolvidas. Uma Comissão de Finanças foi criada para ficar responsável pelo dinheiro arrecadado.

Feira de Santana enfrenta sérios problemas em relação à mobilidade, isso porque, a frota disponível não é suficiente para a população que utiliza o serviço. A Campanha, que é composta por entidades sociais e cidadãos feirenses, discute um planejamento participativo em que todos possam se envolver na construção do plano de mobilidade urbana adequado às necessidades da sociedade.

O Plano Diretor municipal está desatualizado e não consegue atender às demandas da população, principalmente, daqueles que residem em áreas mais distantes do centro, como é o caso dos moradores dos populosos bairros Tomba e Campo Limpo. O projeto BRT, apresentado pela prefeitura, também não se apresenta como solução. Nesse projeto, serão priorizados apenas dois corredores centrais da cidade. O que significa que, os bairros mais afastados continuarão com o direito de acesso pleno à cidade sendo negado. A próxima reunião do GT Mobilidade Urbana está marcada para o dia 06 de abril, às 19 horas, na sede do Psol, em Feira de Santana. 

Leia Também